quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tipos de parto

 Os 9 meses se passaram, uma nova fase vai começar, mas antes...o bebê tem que nascer! Está quase na hora do bebê chegar e agora, qual parto é o melhor pra mim???Não sei não, acho que é melhor o bebê ficar aqui dentro mesmo...



Primeiro vamos tirar algumas dúvidas.

O que é o parto?
R: O parto é o nascimento do bebê.

Vai doer?
R: Existem muitos mitos em relação à dor do parto. A bíblia diz: "Parirás com dor", mas isso não é sempre verdade. O Ministério da Saúde apoia a humanização do parto, ou seja, tornar o parto o processo mais natural possível, no qual a mulher tenha apoio e por vezes um treino para lidar melhor com as contrações e não sentir a tão temida dor do parto. Estudos mostram que quando há um acompanhante com a gestante o processo de parto é facilitado e menos dolorido.

Quanto tempo dura o trabalho de parto?
R: Pode variar muito mas a média é de 12 horas.

Vou estar sozinha na hora do parto?
R: Não, a presença de um acompanhante na hora do parto é um direito da paciente e facilita o processo para a futura mãe, diminuindo o tempo do trabalho de parto.

O que são Doulas?
R: Doulas são mulheres voluntárias com experiência em ajudar e tranquilizar a gestante no parto. Se você não possui uma acompanhante, ou se prefere alguém com mais experiência na hora do parto, procure uma Doula.

Devo raspar os pêlos pubianos?
R: Não, no máximo deve-se cortá-los, já que o uso de gilete ou cera deixa os poros aberto facilitando infecções.


TIPOS DE PARTOS

1)Parto natural (normal):
   
     Recomendado sempre que possível pois gera menos complicações, uma melhor recuperação para a mãe e menos desconforto respiratório para o bebê do que a cesárea. Ele ocorre da seguinte maneira: a mãe começa a sentir a barriga dura e às vezes uma dor parecida com a cólica menstrual, gerada pela contração do útero, que com o o passar das horas vai ficando mais constante e mais forte, sendo acompanhada por uma sensação de vontade de fazer força (puxo), parecida com a força que se faz ao defecar. Também ocorre, ao mesmo tempo que as contrações, a dilatação do colo do útero, por onde o bebê vai passar, devendo ser de, no mínimo, 10 cm. Quando as contrações ficam bastante frequentes e o colo do útero está dilatado, o bebê se encaixa na bacia da mãe, passando depois pelo colo do útero e finalmente pela vagina. Pode ser realizado se a mãe já tiver feito uma cesárea anteriormente. A prática de enema (procedimento para esvaziar os intestinos) não é mais indicada.

2)Cesárea:

     Recomendada apenas em situação específicas, como quando o bebê é muito grande em relação ao corpo da mãe ou quando a mãe tem pressão alta por causa da gravidez. Por ser um procedimento cirúrgico possui mais riscos para a mãe e para o feto, como uma maior chance de infecções e hemorragias, possibilidade de laceração acidental de órgãos como a bexiga e ureteres ou do próprio bebê.

3)Parto de cócoras:

     É o parto natural feito na posição agachada. Esse tipo de parto necessita que a mãe tenha bastante força nas pernas para aguentar o seu peso nessa posição durante as contrações. As vantagens são que nessa posição a bacia da mãe fica mais aberta, facilitando a passagem do bebê e as contrações são menos intensas e mais constantes, diminuindo a dor.



4)Parto na água:


     É o parto natural feito dentro da água. A mãe fica sentada geralmente dentro de uma banheira e o bebê nasce na água. A água é morna (efeito anestésico) e a iluminação do ambiente é baixa, o que deixa a mãe mais relaxada e com menos dor.


5)Parto na horizontal:

     É o parto natural com a mulher deitada na horizontal. Essa posição dificulta o parto, pois o peso do bebê pressiona os grandes vasos que estão perto da coluna, obstruindo o fluxo de sangue que facilita as contrações.











A escolha do tipo de parto deve ser bem feita, analisando o que é melhor para a mãe e para o bebê e deve ser feito um trabalho de informação e apoio à gestante, desmistificando e tornando o parto mais humanizado e tranquilo possível para a mãe e para o bebê. Afinal de contas, quando ele estiver nos seus braços tudo vai ter valido a pena!


Bom parto!


fontes:



Tratado de fisiologia médica, 11 edição, Arthur C. Guyton e John E. Hall




http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/clipping0102030401.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário